Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor do Campus Paulistana desenvolve projeto ITINEARTE

Servidor do Campus Paulistana desenvolve projeto ITINEARTE

publicado: 08/01/2020 13h23 última modificação: 08/01/2020 13h26

Confira o bate-papo com o professor de música do Campus Paulistana, Rodrigo Alves de Melo que desenvolve o projeto “ITINEARTE” que tem como objetivo levar arte à comunidade de Paulistana e região do Vale do Itaim. “Se faz necessário que os alunos do IFPI estejam sempre levando o nome da instituição para as comunidades, pois a arte, é um direito de todos”.

Projeto ITINEARTE

1 - Como surgiu a ideia do projeto?

O referido projeto surgiu a partir dos anseios do professor de música, Rodrigo Melo e da professora de artes visuais, Wechila Brito, ambos do Campus Paulistana. Nós queríamos que os pais dos nossos alunos soubessem o que eles produziam nas artes visuais, música, teatro e dança. Mas, por causa da distância do Campus, muitos pais não podia prestigiar seus filhos.

Projeto ITINEARTE

Assim, surgiu a ideia de criar o “ITINEARTE”, ou seja, arte itinerante, na qual nós descemos à cidade Paulistana levando nossos trabalhos artísticos. No ano de 2019, o ITINEARTE seguiu com os alunos dos cursos de extensão em música, como coral, violão, teclado e flauta, levando música agora para a toda região do Vale do Itaim, comtemplando não apenas a de Paulistana, mas cidades circunvizinhas e também do Estado de Pernambuco.

Projeto ITINEARTE

2 - Qual a importância do ITINEARTE para a comunidade de Paulistana?

Penso que todas as pessoas têm direito à arte e em especial à música. Então o ITINERATE vem a ser um propagador de música, seja ela cantada ou instrumental. O projeto vem mostrar as pessoas que o Instituto Federal do Piauí produz não apenas ensino técnico, mas também ensino humano, buscando sensibilizar as pessoas e alegrá-las através da música. É gratificante ver nos rostos das pessoas como as músicas executadas pelos alunos lhes fazem bem.

Projeto ITINEARTE

3 - Quem participa do projeto?

Todos os alunos do IFPI que fazem parte dos cursos de extensão em música, com destaque para o Coral do IFPI-Campus Paulistana e o Grupo instrumental “Os IFIPIANOS”.

Projeto ITINEARTE

4 - Fale sobre o repertório e canções do projeto?

O repertório é também itinerante, é montando e mudado de acordo com o a demanda do público. Para as escolas de educação infantil, é montado um repertório que visa o resgate de canções do cancioneiro infantil e popular. Em outros momentos, como idas a museus, igrejas e associações, o repertório segue de maneira mais eclética. Por sugestão dos IFIPIANOS, o próximo repertório a ser executado será com compositores nordestinos e com canções dos Beatles.