Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do IFPI apresenta projeto de mesa escolar adaptada

Notícias

Professora do IFPI apresenta projeto de mesa escolar adaptada

publicado: 10/09/2018 15h14 última modificação: 10/09/2018 15h23
Exibir carrossel de imagens Apresentação da mesa adaptada

Apresentação da mesa adaptada

A professora Lidiane de Siqueira Nunes Ramos, do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidade Específica (NAPNE) do Campus Teresina Central, apresentou o projeto “Construindo um futuro especial: inclusão da pessoa com deficiência física no ambiente escolar através do desenvolvimento de tecnologia assistiva de baixo custo”, realizado através do edital PIBEX N. 101/2017 PROEX/IFPI.

Apresentação da mesa adaptada

“A tecnologia assistiva (TA) engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovem a funcionalidade e participação de pessoas com deficiência na sociedade visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Entretanto, os recursos de tecnologia assistiva (TA) encontrados no comércio brasileiro são geralmente de alto custo o que torna inviável a aquisição dos mesmos pelas escolas públicas e privadas e principalmente pelos próprios alunos deficientes adquirirem e terem a nível domiciliar para continuidade de apoio as atividades diárias”, explicou a professora.

Lidiane explica que no ambiente escolar, o primeiro instrumento necessário em uma sala de aula para um aluno desempenhar suas atividades a contento é uma mesa escolar apropriada. Este projeto capacitou funcionários de Atendimento Educacional Especializado (AEE), vinculados à sala de recursos multifuncionais, em escolas estaduais de nível fundamental e médio, localizadas em Teresina-Piauí, a produzirem tecnologia assistiva (mesa escolar adaptada destinado à pessoas com deficiência física) através do uso de materiais leves, recicláveis e de baixo custo.

Apresentação da mesa adaptada

Após o fim da execução, os resultados foram apresentados na Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado do Piaui – SEID, obtendo em plano avaliativo teórico e prático aprovação com louvor em termos de praticidade, funcionalidade e custo acessivel da tecnologia assistiva desenvolvida.

 

Equipe Técnica vinculada ao projeto (Alunos do Curso de Engenharia Mecânica, IFPI, Campus Teresina Central)

 

Aridayse Fernanda Castro e Silva (Bolsista)

Alai de Souza Machado (colaborador voluntário)

Caio Vitor Alves Feitosa (colaborador voluntário)

Delany Ramos - Membro NAPNE

Gean Carlos Moura Mota (colaborador voluntário)