Você está aqui: Página Inicial > Notícias > BNB abre chamada pública para projetos de soluções inovadoras

Notícias

BNB abre chamada pública para projetos de soluções inovadoras

publicado: 13/06/2018 14h08 última modificação: 13/06/2018 14h08
Visita de representantes do BNB à Reitoria do IFPI

Visita de representantes do BNB à Reitoria do IFPI

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Luís de Oliveira e Silva, receberam, na sexta-feira, 8, a visita de representantes do Banco do Nordeste (BNB) - Superintendência do Piauí.

A visita teve como objetivo oficializar a adesão do Instituto Federal do Piauí a uma chamada pública do BNB, que é destinada à seleção de projetos de soluções inovadoras.

Os projetos podem ter prazo de seis meses a dois anos de execução, e serão apoiados com até R$ 300 mil. Os recursos não reembolsáveis são do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) para apoio a projetos de desenvolvimento e difusão de soluções inovadoras e sustentáveis.

As propostas devem responder aos principais desafios enfrentados pelos agentes econômicos nas atividades priorizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste.

PIAUÍ – Os projetos desenvolvidos pelas instituições piauienses devem ser voltados para as áreas de apicultura (nos munícipios de Guaribas, Caracol, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Várzea Branca, Jurema, Bonfim e Fartura) e piscicultura (com atuação nos munícipios de Demerval Lobão, José de Freitas, Monsenhor Gil, Miguel Alves, Nazária e União).

“A maioria dessas cidades não possui campi do Instituto Federal do Piauí, mesmo assim temos a certeza de que os professores de nossa instituição irão propor plano de ações voltados para o desenvolvimento territorial e para a organização dessas cadeias produtivas atendidas pelo BNB”, destacou o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

No caso de apicultura, por exemplo, os projetos precisam atender ao desafio da precarização das organizações e das entidades de classe. “Dessa forma, as propostas podem ser feitas por profissionais da área de zootecnia ou de áreas distintas como Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos”, explica o pró-reitor José Luís de Oliveira.

INSCRIÇÕES - A fase de inscrições vai até 11 de julho e o resultado da primeira etapa será conhecido em 10 de agosto. Podem participar da seleção instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, sediadas ou com atuação nos Estados nordestinos e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

“Nossa sugestão é que os professores interessados em participar da chamada pública enviem uma minuta dessa proposta, até 19 de junho, para a Pró-reitoria de Pesquisa, para que possamos dar as orientações necessárias”, acrescenta José Luís.

O envio das propostas deve ser exclusivamente via internet, utilizando o Sistema de Gerenciamento de Convênios, no endereço eletrônico www.bnb.gov.br/fundeci, onde também está disponível o edital.

Com informações da Assessoria de Comunicação do BNB