Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A importância da atividade física para o desempenho pessoal e profissional

A importância da atividade física para o desempenho pessoal e profissional

publicado: 15/05/2018 11h49 última modificação: 15/05/2018 13h13

A atividade física, dentro e fora do ambiente de trabalho, contribui para a melhoria da qualidade de vida e traz uma série de benefícios, como disposição, ânimo, autoestima, bom humor, aumento de desempenho, prevenção de doenças e, principalmente, longevidade e saúde.

Com a proposta de incentivar os servidores para a importância e a prática regular de exercícios, conversamos com o professor Dr. Emmanuel Wassermann Moraes e Luz, professor de educação física do Campus Teresina Zona Sul e coordenador do NAAF (Núcleo de Avaliação e Atividades Físicas do IFPI).

Para o servidor, qual a importância e benefícios da prática da atividade física?

A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morte por doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta, entre outras doenças.

Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força, do tônus muscular, da flexibilidade e fortalece os ossos e as articulações.

Quais atividades são mais indicadas?

Para escolha da melhor atividade física para nossos servidores, devemos levar em conta os seguintes fatores:
• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la;
• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas;
• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a algumas espécies de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.

Para um bom rendimento no trabalho e em casa, que atividades aumentam a concentração ou disposição?

As atividades físicas que necessitam de maior concentração para sua realização estimulam o cérebro e aumentam a concentração dos indivíduos no seu dia a dia de trabalho. Associado a isso, toda e qualquer atividade física, desde que seguindo a preferência pessoal do indivíduo, vai dar prazer ao ser executada e, com isso, causar uma melhoria no rendimento funcional do servidor.

As pausas são importantes no trabalho? Como devem ser feitas e qual o tempo de duração?

As pausas no trabalho são muito importantes para nossos servidores, pois nosso corpo é uma máquina que a cada dia está mais frágil pela ação do envelhecimento. Quando jovens, não sentimos tantos efeitos, mas, com o passar dos anos, nosso corpo começa a sentir o desconforto causado muitas vezes pela falta de atividades e excesso de repetição de movimentos. Por isso, devemos ter pausas de 15 minutos quando nosso trabalho prolongar-se de 4 a 6 horas, de acordo com a legislação vigente.

É verdade que a atividade física melhora o humor e combate o estresse e a fadiga? Como isso acontece?

Sim, é claro. A atividade física produz endorfinas que atuam no relaxamento muscular causando uma sensação de prazer.

Qual a importância de o servidor fazer uma avaliação física?

É importante para que sejam conhecidas as particularidades orgânicas e físicas dos avaliados. Com a avaliação, pode-se realizar uma prescrição de exercícios adequada ao servidor, para que ele possa aproveitar ao máximo sua atividade física de forma bem prazerosa.

Qual a importância do educador físico no campus para os alunos e servidores?

Os educadores físicos têm papel importante dentro dos campi. Nós trabalhamos com orientação aos alunos, mas, sempre que possível, ajudamos nossos colegas servidores. Em alguns campi, há trabalhos sendo desenvolvidos dentro de academias visando à melhoria da saúde do servidor. Alguns colegas realizam atividades de ginástica laboral, o que favorece no combate a doenças por repetição de movimentos. Então, nossos professores de educação física podem ajudar e muito na prevenção de doenças associadas ao sedentarismo dentro da nossa escola.